(19) 3807-3017   /   (19) 9 9773-4360
E-mail:

Dona Zaíra

Galeria de Fotos
Fotos - Dona Zaíra
  • Fotos - Dona Zaíra
Vídeos

Nenhum vídeo disponível no momento.

Dona Zaíra

Cinco jovens buscando fazer música brasileira de verdade e se propondo a pesquisar a fundo as origens desse estilo único: O FORRÓ PÉ DE SERRA. Foi assim que nasceu o quinteto Dona Zaíra, no final de 2004.

Sempre trabalhando duro para levar ao público um show único e inesquecível, o quinteto inova trazendo arranjos mais sofisticados, misturando samba, choro, maracatu e outros ritmos brasileiros ao forró, mas sem perder o sentimento matuto do ritmo nordestino. Munidos de zabumba, sanfona, triângulo, cavaco e contrabaixo, os músicos paulistas fazem um som que remete às gravações dos tradicionais trios, que sempre tocavam acompanhados de um regional.

O trabalho vocal também é uma das marcas do quinteto. Inspirados em 4 Ases e um Coringa e Demônios da Garoa, as vozes do grupo dão um show à parte.

O primeiro registro do trabalho do quinteto Dona Zaíra foi concluído em 2008, quando o 1º CD, intitulado “O Forró de Dona Zaíra”, foi lançado pelo selo Apache Records, contando com participações de Trio Virgulino e Trio Dona Zefa, dois nomes de peso do forró pé de serra. Com esse lançamento, grandes casas de todo o Brasil especializadas em forró conheceram o trabalho do quinteto, que nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Curitiba e Florianópolis. Os SESC´s também abriram as portas ao trabalho do grupo, proporcionando o lançamento do CD nos SESC´s Campinas-SP, Santos-SP, Ribeirão Preto-SP, Barra Mansa-RJ, Piracicaba-SP, Presidente Prudente-SP, São Carlos-SP, Araraquara-SP, São José do Rio Preto-SP, Birigui-SP e Bauru-SP.

Em julho de 2009, o grupo conquistou o 3º lugar no Festival Nacional de Forró de Itaúnas, no Espírito Santo, onde concorreu com 24 bandas do país todo. Esse reconhecimento veio confirmar o que o público e o meio artístico vêm declarando sobre o quinteto:

“Os meninos têm talento e nós acreditamos na música de qualidade que eles produzem”
Adelmo, do Trio Virgulino, sobre o grupo Dona Zaíra, em entrevista para o Jornal de Piracicaba - 06/06/2008

“A maior revelação do forró pé de serra dos últimos meses: DONA ZAÍRA”
Website do Arena do Forró (Brasília-DF), umas das maiores casas do gênero do Brasil, em ocasião de uma apresentação do quinteto – abril de 2009

Atualmente o quinteto Dona Zaíra prepara seu segundo CD, que contará com músicas autorais e algumas regravações de compositores como Luiz Gonzaga, Assisão e Adoniran Barbosa.

Principais Influências
Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Sivuca, Jackson do Pandeiro, Adoniran Barbosa, Noel Rosa, Demônios da Garoa, Marinês, Os 3 do Nordeste, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Assisão, Jacinto Limeira, Zé Calixto, Azulão, Ary Lobo, Oswaldinho, Cartola entre outros.

FORMAÇÃO

Rafael Arthuso “Baby” (zabumba e voz) – Músico desde os 16 anos, é compositor da maioria das músicas do quinteto. Fez aulas de percussão com o Professor Vagner Silva (Escola de Música de Americana).

André Tagliatti Siguin (acordeon e voz) – Músico desde os 12 anos de idade, hoje cursa o último ano de acordeon na ULM ( Universidade Livre De Música) em São Paulo e dá aulas de acordeon em Piracicaba-SP. Foi indicado a melhor sanfoneiro no Festival Nacional de Forró de Itaúnas Edição 2009.

Rafael da Silva Barros (cavaco e coro) – Cavaquinista formado em Mpb e Jazz (na área de choro) pelo Conservatório Musical de Tatuí, atualmente cursa bandolim no mesmo. Foi 3º colocado no concurso Nabor Pires de música instrumental em 2009.

Matheus Tagliatti Siguin (contrabaixo e coro) – Atuando como músico desde os 12 anos de idade , hoje tem aulas de contrabaixo com o Professor Sérgio Frigério (Conserv. de Música de Tatuí) e de violão de sete cordas com o Professor Marcos Moraes (formado pelo Conservatório de Música de Tatuí). Dá aulas de contrabaixo em Piracicaba-SP.

Diego Araújo (triângulo e coro) – Estudante de pedagogia, tem larga experiência em pesquisas históricas e culturais. Envolvido há mais de 10 anos com forró pé de serra, já atuou em diversos trios e bandas.

Contato para shows Dona Zaíra
Contratação de shows / eventos - (19) 3807-3017 ou entre em contato conosco.

© Copyright 2013 GPA - Georges Promoções Artísticas
Todos os direitos reservados.
Acompanhe-nos no Facebook
FOCCOSWEB